O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado hoje, 02, tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas necessidades e os direitos das pessoas autistas. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, buscando promover a inclusão e o conhecimento da sociedade sobre o tema.
Para reforçar essa conscientização, a Prefeitura de Garibaldi, por meio das Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social em parceria com a APAE de Garibaldi, promoverão um encontro voltado para familiares de pessoas com TEA. A iniciativa contará com a participação da Associação ABATEA de Carlos Barbosa e ocorrerá no dia 10 de abril, a partir das 19h, na sede da APAE de Garibaldi.
Sobre o autismo
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento que se manifesta por meio de padrões atípicos de desenvolvimento, dificuldades na comunicação e interação social, além de comportamentos repetitivos e interesses restritos. O suporte terapêutico adequado é fundamental para promover mais autonomia e qualidade de vida, sendo realizado por equipes multidisciplinares compostas por diversos profissionais da saúde e educação.
De acordo com o Ministério da Saúde, pais e cuidadores também necessitam de orientação especializada, e é essencial que os ambientes sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores. O diagnóstico precoce do TEA e o encaminhamento para intervenções terapêuticas e apoio educacional podem impactar positivamente o desenvolvimento e a qualidade de vida da pessoa autista, proporcionando melhores resultados a longo prazo.